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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RAMOS, Bruna Sola da Silva. CARTAS A PAULO FREIRE: DENÚNCIAS DE OPRESSÃO, ANÚNCIOS DE LIBERDADE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1174-1197.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1174-1197.

Neste artigo, a Pedagogia do Oprimido é lida a partir da cena epistolográfica constituída no universo dos livros-carta de Paulo Freire e tecida em uma pesquisa-formação orientada pela leitura-escrita de cartas pedagógicas. O estudo coletivo, realizado com 30 professores/as em formação em uma universidade pública mineira, fundamentou-se na escrita de cartas-resposta a Freire como instrumento para “escuta” do encontro entre suas vozes. Apresentam-se os movimentos de leitura crítica da realidade constituídos: “denúncias”, com a tríade DESUMANIZAÇÃO-OPRESSÃO-VIOLÊNCIA; e “anúncios”, com a tríade AMAR-LUTAR-ESPERANÇAR. Transcorridos 50 anos da Pedagogia do Oprimido, permanecem as lutas que Paulo Freire anunciou e viveu, mas também sobrevive, com a força de um pensamento propositivo e esperançoso, seu anúncio de liberdade e bem viver. No traçado inacabado das cartas, a máxima que não se pode silenciar: Paulo Freire, presente!

Palabras clave : Paulo Freire; Cartas pedagógicas; Pedagogia do Oprimido; Formação de professores/as; Denúncia-Anúncio.

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