SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3LETTERS TO PAULO FREIRE: DENUNCIATIONS OF OPPRESSION, ANNOUNCEMENTS OF FREEDOMSCHOOL, BELONGING AND GEOGRAPHY AS SCHOOL DISCIPLINE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PAULA, Rosiana da Silva Novaes de  and  KELLER-FRANCO, Elize. OUTRO PROJETO, OUTRA ESCOLA: OUTROS FAZERES-SABERES CURRICULARES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1198-1221.  Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1198-1221.

O presente estudo objetivou analisar uma proposta educacional alternativa, tendo como questão investigar em que medida a experiência em andamento traz elementos para uma inovação curricular na Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou como metodologia o Estudo de Caso. Os instrumentos de pesquisa se constituíram de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a proposta apresenta alterações em um conjunto de aspectos considerados prioritários para uma inovação curricular. O currículo em andamento identifica-se com as teorias curriculares críticas e com a abordagem curricular integrada, repercutindo na superação de dois núcleos que têm se mantido intactos no currículo hegemônico: a disciplinaridade e a seriação. A pesquisa apontou ainda que a inovação curricular é marcada pela complexidade, mas não vencida pela possibilidade de conceber e fazer outra escola, outra educação e um novo currículo.

Keywords : Inovação; Currículo; Educação básica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )