SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3CARTAS A PAULO FREIRE: DENUNCIAS DE OPRESIÓN, ANUNCIOS DE LIBERTADLA ESCUELA, PERTENENCIA Y LA GEOGRAFÍA COMO DISCIPLINA ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PAULA, Rosiana da Silva Novaes de  y  KELLER-FRANCO, Elize. OUTRO PROJETO, OUTRA ESCOLA: OUTROS FAZERES-SABERES CURRICULARES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1198-1221.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1198-1221.

O presente estudo objetivou analisar uma proposta educacional alternativa, tendo como questão investigar em que medida a experiência em andamento traz elementos para uma inovação curricular na Educação Básica. A pesquisa de abordagem qualitativa adotou como metodologia o Estudo de Caso. Os instrumentos de pesquisa se constituíram de observação, análise documental e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que a proposta apresenta alterações em um conjunto de aspectos considerados prioritários para uma inovação curricular. O currículo em andamento identifica-se com as teorias curriculares críticas e com a abordagem curricular integrada, repercutindo na superação de dois núcleos que têm se mantido intactos no currículo hegemônico: a disciplinaridade e a seriação. A pesquisa apontou ainda que a inovação curricular é marcada pela complexidade, mas não vencida pela possibilidade de conceber e fazer outra escola, outra educação e um novo currículo.

Palabras clave : Inovação; Currículo; Educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )