SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3ANOTHER PROJECT, ANOTHER SCHOOL: OTHER CURRICULAR KNOWLEDGE-PRACTICESTHE CONSTRUCTION OF THE STATE OF KNOWLEDGE OF SCIENTIFIC INITIATION AT BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OZORIO, Augusto Monteiro  and  CHIZZOTTI, Antonio. A ESCOLA, O PERTENCIMENTO E A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1222-1239.  Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1222-1239.

Este artigo analisa o papel da instituição escolar na sociedade contemporânea, bem como o propósito da disciplina Geografia nos currículos escolares. Nele, é discutida a própria escola como instituição pública, regida pelo Estado, bem como o currículo escolar, não apenas como forma de controle, mas também como política pública a serviço da criação da noção de pertencimento à ordem mundial condizente com o modo urbano industrial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a institucionalização da escola e do currículo escolar que, por meio do método materialista dialético, alterna entre escalas de análise a fim de vislumbrar o papel do ensino da Geografia na criação e consolidação do nacionalismo como forma de consolidação da noção de pertencimento ao mundo contemporâneo, marcado pela onipresença dos Estados Nacionais. Por fim, ele apresenta uma contribuição para a discussão curricular acerca do significado e importância dos propósitos do ensino dessa disciplina no ambiente escolar, em especial no que se refere ao fortalecimento do debate sobre as possibilidades no processo de implementação da recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira.

Keywords : Currículo; Ensino de Geografia; Currículo Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )