SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3OTRO PROYECTO, OTRA ESCUELA: OTROS SABER Y HACER CURRICULARESLA CONSTRUCCIÓN DEL ESTADO DEL CONOCIMIENTO SOBRE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

OZORIO, Augusto Monteiro  y  CHIZZOTTI, Antonio. A ESCOLA, O PERTENCIMENTO E A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ESCOLAR. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1222-1239.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1222-1239.

Este artigo analisa o papel da instituição escolar na sociedade contemporânea, bem como o propósito da disciplina Geografia nos currículos escolares. Nele, é discutida a própria escola como instituição pública, regida pelo Estado, bem como o currículo escolar, não apenas como forma de controle, mas também como política pública a serviço da criação da noção de pertencimento à ordem mundial condizente com o modo urbano industrial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a institucionalização da escola e do currículo escolar que, por meio do método materialista dialético, alterna entre escalas de análise a fim de vislumbrar o papel do ensino da Geografia na criação e consolidação do nacionalismo como forma de consolidação da noção de pertencimento ao mundo contemporâneo, marcado pela onipresença dos Estados Nacionais. Por fim, ele apresenta uma contribuição para a discussão curricular acerca do significado e importância dos propósitos do ensino dessa disciplina no ambiente escolar, em especial no que se refere ao fortalecimento do debate sobre as possibilidades no processo de implementação da recente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira.

Palabras clave : Currículo; Ensino de Geografia; Currículo Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )