SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3A ESCOLA, O PERTENCIMENTO E A GEOGRAFIA COMO DISCIPLINA ESCOLARPROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE OS JOVENS NOS DISSERAM? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel  e  VASQUES, Daniel Giordani. A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1240-1262.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1240-1262.

A iniciação científica na escola básica trata-se de importante estratégia de aprendizagem. O principal objetivo da investigação foi construir o estado do conhecimento das pesquisas sobre IC na escola e a pergunta que guiou o estudo foi: o que as produções científicas vêm dizendo sobre as relações entre a iniciação científica na educação básica? Foi realizada pesquisa no banco de dados do IBICT, com recorte temporal de 2010 e 2020. Foram selecionados dez trabalhos, a maior parte dos quais da região Sul. As palavras-chave “IC” e “ensino médio” destacaram-se. Sobre as estratégias metodológicas, a maioria foi de entrevistas. Todos os trabalhos apresentaram potencialidades da IC para os estudantes e é possível considerar que o conhecimento sobre as práticas de IC fomenta tal estratégia como potencial pedagógico.

Palavras-chave : Iniciação Científica; Escola; Ensino Médio; Ensino Fundamental; Ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )