SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3THE CONSTRUCTION OF THE STATE OF KNOWLEDGE OF SCIENTIFIC INITIATION AT BASIC EDUCATION“BE FAIR, ACCORDING TO MY REFLECTION AND SIMILARITY”: IMAGES OF JUSTICE AND LEGAL SENSITIVITIES IN A UNIVERSITY CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Ramon de  and  SILVA, Amanda Félix da. PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE OS JOVENS NOS DISSERAM?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1263-1286.  Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1263-1286.

São apresentados os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola do estado de Pernambuco, com o objetivo de analisar a importância que os jovens do ensino médio atribuem à escola para a construção e implementação de seus projetos de vida. Em diálogo com autores da tradição marxiana, bem como com pesquisadores dedicados à temática da juventude, são examinados dados de questionários e entrevistas com esses alunos. Constatou-se que os jovens reconhecem a importância da escola para seus projetos de vida, contudo apontam para a necessidade de outra dinâmica no interior da escola. Querem ser mais ouvidos, partilhar suas dúvidas e incertezas com os professores. Mesmo realizando um curso técnico, predomina entre eles o interesse em chegar ao ensino superior. Indicam os professores como a maior interferência da escola em seus projetos de vida.

Keywords : Juventude; Ensino médio; Projetos de vida; Escola pública; Pernambuco.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )