SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3LA CONSTRUCCIÓN DEL ESTADO DEL CONOCIMIENTO SOBRE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA EN LA EDUCACIÓN BÁSICA“SEA JUSTO, SEGÚN MI REFLEJO Y SEMEJANZA”: IMÁGENES DE LA JUSTICIA Y SENSIBILIDADES JURÍDICAS EN UN CURRÍCULO UNIVERSITARIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

OLIVEIRA, Ramon de  y  SILVA, Amanda Félix da. PROJETOS DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: O QUE OS JOVENS NOS DISSERAM?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1263-1286.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1263-1286.

São apresentados os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola do estado de Pernambuco, com o objetivo de analisar a importância que os jovens do ensino médio atribuem à escola para a construção e implementação de seus projetos de vida. Em diálogo com autores da tradição marxiana, bem como com pesquisadores dedicados à temática da juventude, são examinados dados de questionários e entrevistas com esses alunos. Constatou-se que os jovens reconhecem a importância da escola para seus projetos de vida, contudo apontam para a necessidade de outra dinâmica no interior da escola. Querem ser mais ouvidos, partilhar suas dúvidas e incertezas com os professores. Mesmo realizando um curso técnico, predomina entre eles o interesse em chegar ao ensino superior. Indicam os professores como a maior interferência da escola em seus projetos de vida.

Palabras clave : Juventude; Ensino médio; Projetos de vida; Escola pública; Pernambuco.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )