SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3HIGH SCHOOL LIFE PROJECTS: WHAT DO YOUNG PEOPLE TELL US?GRASP OF CONSCIOUSNESS AND AUTONOMY IN PEDAGOGICAL CONTEXTS: A STATE-OF-THE-ART author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ARAUJO, Stephane Silva de; STEFAN, Guilherme  and  LEITE, Maria Cecilia Lorea. “SEJA JUSTO, CONFORME MEU REFLEXO E SEMELHANÇA”: IMAGENS DA JUSTIÇA E SENSIBILIDADES JURÍDICAS EM UM CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1287-1315.  Epub Dec 17, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1287-1315.

A formação docente dos profissionais que atuam no curso de Direito inspirou a discussão que, elaborada no âmbito de uma pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, problematiza aspectos pedagógicos e curriculares a partir da análise de desenhos concebidos por professores universitários. Neste artigo, analisa-se uma Imagem da Justiça produzida por um docente de um curso de Direito, em busca de compreender sensibilidades jurídicas potencializadas no contexto curricular. A metodologia desenvolvida alicerça-se na análise iconológica, segundo o Método Documentário de Interpretação (BOHNSACK, 2007), e nas teorizações acerca dos sentidos de justiça, conforme suas instituições e seu contexto local (GEERTZ, 1997). Problematizam- se as significações expressas em um registro visual, em especial os prováveis processos de normalização presentes no currículo de um curso jurídico, aos quais estão expostos os futuros bacharéis e operadores da justiça.

Keywords : Imagens da justiça; Sensibilidades jurídicas; Curso de Direito; Currículo; Formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )