SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3“SEA JUSTO, SEGÚN MI REFLEJO Y SEMEJANZA”: IMÁGENES DE LA JUSTICIA Y SENSIBILIDADES JURÍDICAS EN UN CURRÍCULO UNIVERSITARIOCURRÍCULO INTERDISCIPLINARIO POTENCIALIZADO POR EL USO DE TDIC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

DANIN, Rosely; RANGEL, Luciana Pinto  y  BECKER, Maria Luiza Rheingantz. TOMADA DE CONSCIÊNCIA E AUTONOMIA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: UM ESTADO DA ARTE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1316-1341.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1316-1341.

O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.

Palabras clave : Tomada de Consciência; Autonomia; Jean Piaget; Práticas Pedagógicas..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )