SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3TOMADE CONCIENCIA Y AUTONOMÍA EN CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: UN ESTADO DEL ARTELA ENSEÑANZA REMOTA EN TIEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXIONES SOBRE SUS IMPACTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FERRARINI, Rosilei  y  TORRES, Patrícia Lupion. CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR POTENCIALIZADO PELO USO DE TDIC. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1342-1367.  Epub 17-Dic-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1342-1367.

Pelas inovações em educação e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), buscou-se responder neste estudo: Quais os usos efetivos de ferramentas digitais que potencializam o ensino com pesquisa, com enfoque interdisciplinar? Constituiu-se em uma pesquisa qualitativa, como estudo de caso único, em colégios de Ensino Médio. Objetivou-se analisar os diferentes usos das TDIC em práticas pedagógicas inovadoras, com fundamentos e análises no paradigma da complexidade. Analisaram-se, para isso, a proposta pedagógica e a aplicação de entrevistas e um questionário realizados com os atores do processo. Identificou-se uma prática pedagógica própria denominada de “Oficinas de Aprendizagem”, por meio das quais é desenvolvido um currículo temático interdisciplinar, não seriado, visando a transdisciplinaridade, além do uso efetivo de oito ferramentas digitais, sendo sete do pacote Office 365 da Microsoft e o Minecraft, que potencializam o processo pedagógico.

Palabras clave : Paradigma da complexidade; Currículo; Interdisciplinaridade; TDIC; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )