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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ALBUQUERQUE, Shahla Cardoso de  y  ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Educando à direita e as políticas educacionais neoliberais, conservadoras e fundamentalistas. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1406-1431.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1406-1431.

Ao reconfigurar a obra de Michael Apple Educando à direita: mercados, padrões, deus e desigualdade, de 2001, busca-se uma compreensão das disputas que se colocam no campo educacional brasileiro com o avanço de uma onda conservadora, neoliberal e fundamentalista. Nesse sentido, o contexto político-econômico-jurídico serve como pano de fundo para expor como a convergência de grupos alinhados à direita têm articulado esforços em prol de uma educação que serve ao mercado, ao estabelecimento de padrões, a “deus” e à manutenção das desigualdades. Essas ideologias avançam sobre a educação por meio de reformas que se pretendem neutras e comprometidas com uma suposta eficiência e qualidade que a escola deveria ter sob a égide do capital. A pesquisa desenvolveu-se pelo levantamento de conceitos e de categorias de viés crítico com a análise de alguns projetos educacionais em desenvolvimento no contexto brasileiro. Como resultados, obteve-se a confirmação de que o projeto educacional, à luz do conservadorismo de direita, intermedeia a meritocracia, o individualismo, a rejeição as diferenças e uma falsa igualdade de oportunidades. Essas características são inseridas nas políticas públicas educacionais, privilegiando a técnica, as competências e as habilidades necessárias para o metabolismo do capital.

Palabras clave : Educação à direita; Onda conservadora; Capital.

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