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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PONCE, Branca Jurema  e  ARAUJO, Wesley B.. Pós-pandemia no Brasil:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1432-1459.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1432-1459.

Nos anos 2020-2021, o mundo ficou imerso no cenário de pandemia da Covid-19. Ao chegar ao Brasil, a crise sanitária encontrou o país em situação de crise político-econômico-social. Aborda-se o impacto dessas crises no contexto escolar, de modo especial o da escola pública, propondo uma reflexão a partir do campo do currículo. Contrapondo-se à ideia de que a recuperação de uma normalidade pós-pandêmica é desejável, busca-se mostrar a necessidade da constituição de um currículo sustentado em uma educação política democrática, que tenha como princípios: o reconhecimento e a valorização dos saberes dos sujeitos do currículo; uma formação profissional e política dos educadores, em destaque em educação em direitos humanos; e um pensamento esperançoso que vislumbre o não-existente para um porvir curricular alternativo.

Palavras-chave : Currículo; Pós-pandemia; Justiça Curricular; Democracia; Educação em Direitos Humanos.

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