SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Movements for the re-existence of the Pedagogy curriculum:When numbers speak louder: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RODRIGUES, Larissa Zancan  and  MOHR, Adriana.Tudo deve mudar para que tudo fique como está”:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1483-1512.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1483-1512.

O estudo busca identificar e analisar as intencionalidades formativas prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para as ciências da natureza. Nesse sentido, realizamos a análise de conteúdo de documentos. Os resultados da investigação evidenciam que a BNCC retoma perspectivas formativas presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, alinhando princípios formativos da escola com demandas do mercado global. Sobre a educação em Ciências, constatamos diferenças entre as versões da BNCC. Na terceira versão, verificou-se ênfase na realização de atividades investigativas, retomando perspectivas epistemológicas positivistas, além da influência da STEM education no documento. Nossas conclusões apontam que há uso de conceitos, metas e ideais pouco aprofundados e discutidos na BNCC, os quais são esvaziados de significados diante da polissemia que engendram.

Keywords : Currículo; BNCC; Educação Básica; STEM Education.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )