SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4“Tudo deve mudar para que tudo fique como está”:Projeto Leituraço e descolonização do currículo: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BURIGO, Elisabete Zardo. Quando os números falam mais alto:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1513-1541.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1513-1541.

As políticas curriculares que atribuem centralidade à Matemática e a Língua Portuguesa são reforçadas em tempos de pandemia. O texto busca retraçar os caminhos pelos quais essa centralidade vem sendo imposta e legitimada, e como tem sido recebida por parte da comunidade de educadores matemáticos. A discussão é construída a partir de documentos oficiais emanados desde os anos 1990, de anais de eventos e de textos e depoimentos orais de educadores matemáticos. Observa-se que as noções de qualidade do ensino, desenvolvimento de competências e resolução de problemas são mobilizadas nos discursos oficiais com significados deslizantes que favorecem o seu consentimento por parte de educadores matemáticos. Frente aos discursos que prometem elevar a qualidade do ensino pelo foco em aprendizagens consideradas essenciais, os questionamentos são incipientes.

Palavras-chave : Ensino de matemática; Currículo; Qualidade; Avaliação; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )