SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4When numbers speak louder:Building Digital Citizens: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVEIRA, Nádia Dumara Ruiz  and  SILVA, Luciene Ribeiro da. Projeto Leituraço e descolonização do currículo:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1542-1566.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1542-1566.

Considerando a invisibilidade da população negra no currículo escolar, este artigo pauta-se em pesquisa realizada com objetivo de analisar a proposta e os impactos do Projeto Leituraço como estratégia curricular da rede pública de ensino visando ampliar a diversidade da literatura sobre representações da negritude. O referencial teórico tem como conceitos básicos: educação, cultura afrodescendente e currículo. A metodologia qualitativa incluiu análise documental e entrevistas com professores. O Projeto Leituraço caracteriza-se como estratégia inovadora de ressignificação do currículo hegemônico ao incluir, nas Salas de Leitura, livros com personagens negros e temas não abordados em livros clássicos. Os resultados do estudo revelaram as potencialidades do Projeto aderentes à concepção de Educação humanizadora, no enfrentamento de desafios à sua continuidade e consolidação.

Keywords : Projeto Leituraço; Representações da negritude; Diversidade literária; Inovação curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )