SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Quando os números falam mais alto:Construindo Cidadãos Digitais: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVEIRA, Nádia Dumara Ruiz  e  SILVA, Luciene Ribeiro da. Projeto Leituraço e descolonização do currículo:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1542-1566.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1542-1566.

Considerando a invisibilidade da população negra no currículo escolar, este artigo pauta-se em pesquisa realizada com objetivo de analisar a proposta e os impactos do Projeto Leituraço como estratégia curricular da rede pública de ensino visando ampliar a diversidade da literatura sobre representações da negritude. O referencial teórico tem como conceitos básicos: educação, cultura afrodescendente e currículo. A metodologia qualitativa incluiu análise documental e entrevistas com professores. O Projeto Leituraço caracteriza-se como estratégia inovadora de ressignificação do currículo hegemônico ao incluir, nas Salas de Leitura, livros com personagens negros e temas não abordados em livros clássicos. Os resultados do estudo revelaram as potencialidades do Projeto aderentes à concepção de Educação humanizadora, no enfrentamento de desafios à sua continuidade e consolidação.

Palavras-chave : Projeto Leituraço; Representações da negritude; Diversidade literária; Inovação curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )