SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4A educação brasileira em quarentena:Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

DANTAS, Priscila Vasques Castro; MUSTAFA, Amanda Ramos  e  SILVA, Iolete Ribeiro da. Experiências do período pandêmico no Amazonas:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1604-1626.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1604-1626.

No estado do Amazonas, o retorno híbrido das atividades letivas no segundo semestre de 2020 evidenciou dificuldades do campo do currículo face à pandemia. Neste trabalho, refletimos, à luz da teoria histórico-cultural, da epistemologia da práxis e da dialogia bakhtiniana, acerca desse momento na rede pública de ensino do Estado. Para tanto, analisamos o documento “Plano de Retorno às Atividades Presenciais - ações pedagógicas, de gestão e saúde para as unidades de ensino pós-pandemia da Covid-19” e as narrativas de quatro docentes da Seduc-AM. Os resultados indicam que o currículo movimentou-se em um cenário onde as atividades escolares retornaram de forma insegura e com ínfimo conhecimento dos professores sobre o documento elencado, explicitando que não se pode pensar as questões curriculares fora do processo histórico e das realidades socioeconômicas e políticas que as permeiam.

Palavras-chave : Pandemia de Covid-19; Docência; Currículo; Narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )