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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CABRAL, Giovanna Rodrigues; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira  e  SOUSA, Lenise Teixeira de. Avaliação em larga escala para a alfabetização e os direitos de aprendizagem em língua portuguesa:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1627-1649.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1627-1649.

Neste artigo, busca-se refletir sobre as relações entre as matrizes de referência utilizadas na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e os direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa dos alunos do Ciclo Inicial de Alfabetização, com intuito de problematizar as relações estabelecidas entre eles. Tanto a ANA, quanto os direitos de aprendizagem consolidaram-se no cenário nacional como eixos norteadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de análise documental, com ênfase em aspectos descritivos e reflexivos de documentos oficiais relacionados aos eixos norteadores do Pnaic. O estudo evidenciou um alinhamento entre os direitos de aprendizagem definidos no eixo da formação continuada do Pnaic e as políticas de avaliação propostas pelo governo federal.

Palavras-chave : Avaliação; Alfabetização; Direitos de aprendizagem; Língua Portuguesa.

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