SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Large-scale evaluation for literacy and learning rights in portuguese language:A controlled revolution? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CALAZANS, Di Paula Prado; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da  and  NUNES, Cláudio Pinto. Desafios e controvérsias da Base Nacional Comum Curricular:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1650-1675.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1650-1675.

O presente artigo objeta discutir as relações estabelecidas entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os elementos que envolvem a temática da diversidade em diferentes contextos, analisando como é apresentada no referido documento, assim como as implicações na vida cotidiana escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de um levantamento bibliográfico qualitativo e análise documental. Nas considerações finais, foram observadas a necessidade de que a diversidade possua maior destaque e profundidade de conceituação na BNCC e que a amplitude de um país com dimensões culturais e regionais como o Brasil, que possui diversas realidades educacionais, possa ser considerada na elaboração de políticas públicas educacionais.

Keywords : Base Nacional Comum Curricular; Diversidade; Currículo; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )