SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Desafios e controvérsias da Base Nacional Comum Curricular:Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

FAVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon  e  BUKOWSKI, Chaiane. Uma revolução controlada?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1676-1701.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1676-1701.

O percurso investigativo procurará responder às seguintes questões: quais modelos de produção da política curricular são intrínsecos à BNCC? Quais lógicas curriculares são induzidas pela BNCC? Trata-se de um estudo bibliográfico ancorado em autores que investigam a temática em pauta, bem como de um estudo documental, pois serão analisadas, por meio da análise de conteúdo, matérias divulgadas entre 2017 e 2020 em sites do Ministério da Educação e de dois movimentos compostos por fundações empresariais (BARDIN, 2011). Evidencia-se que a BNCC é apresentada nas matérias analisadas como uma transformação democrática e inovadora para a educação. Entretanto, ao investigar seu processo de construção e o modelo de política curricular adotado, este estudo afirma que a Base reedita modelos historicamente questionados e constitui-se como uma política de centralização curricular.

Palavras-chave : BNCC; Política curricular; Política de centralização; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )