SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4A controlled revolution?A look at Quilombola School Education proposals in Brazil based on state curriculum references author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de  and  SENNA, Luiz Antonio Gomes. Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1702-1721.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1702-1721.

As escolas em regiões de fronteira no Brasil representam um desafio à crença em uma nação monolíngue. Em tais regiões, o bilinguismo é um fato ordinário nas salas de aula da educação básica, devendo, por este motivo, ser objeto da formação docente. Este trabalho analisa a presença de línguas minoritárias na educação escolar, considerando particularmente a figura do sujeito escolar não falante do Português. Trata-se de estudo teórico que tem por objetivo caracterizar a demanda por uma escola aberta à integração da diversidade linguística e às identidades dos falantes de línguas minoritárias. O estudo divide-se em três segmentos: (i) resenha teórica; (ii) análise do perfil do cenário escolar bilíngue em, diferentes regiões do Brasil; (iii) argumentação pelo desenvolvimento de políticas linguísticas e curriculares que tratem de línguas minoritárias em contextos escolares no Brasil.

Keywords : Formação de professores; Educação inclusiva; Bilinguismo; Escolas de fronteira.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )