SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4¿Una revolución controlada?Una mirada a las propuestas de Educación Escolar de Quilombola en Brasil basadas en referencias del currículo estatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Janaína Moreira Pacheco de  y  SENNA, Luiz Antonio Gomes. Campos de silêncio sobre questões curriculares nas escolas de fronteira bilíngue no Brasil. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1702-1721.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1702-1721.

As escolas em regiões de fronteira no Brasil representam um desafio à crença em uma nação monolíngue. Em tais regiões, o bilinguismo é um fato ordinário nas salas de aula da educação básica, devendo, por este motivo, ser objeto da formação docente. Este trabalho analisa a presença de línguas minoritárias na educação escolar, considerando particularmente a figura do sujeito escolar não falante do Português. Trata-se de estudo teórico que tem por objetivo caracterizar a demanda por uma escola aberta à integração da diversidade linguística e às identidades dos falantes de línguas minoritárias. O estudo divide-se em três segmentos: (i) resenha teórica; (ii) análise do perfil do cenário escolar bilíngue em, diferentes regiões do Brasil; (iii) argumentação pelo desenvolvimento de políticas linguísticas e curriculares que tratem de línguas minoritárias em contextos escolares no Brasil.

Palabras clave : Formação de professores; Educação inclusiva; Bilinguismo; Escolas de fronteira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )