SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Fields of silence on curricular issues in bilingual-border schools in BrazilEpistemological issues in the field of didactic: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CUSTODIO, Elivaldo Serrão. Um olhar sobre propostas de Educação Escolar Quilombola no Brasil a partir de referenciais curriculares estaduais. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1722-1747.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1722-1747.

O artigo tem por objetivo analisar referenciais curriculares estaduais de Educação Escolar Quilombola (EEQ) de diferentes sistemas de ensino no país, confrontando-os com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental reflexiva. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares de alguns sistemas atendem, em parte, aos princípios de uma EEQ de qualidade, conforme sugerido pelas DCNs. No entanto, parte dos fundamentos instituídos nas DCNs da EEQ não são observados quando não apontam as atividades culturais, econômicas, políticas e sociais do cotidiano quilombola. A análise dos planos curriculares estaduais demonstra que, além serem incipientes, deixam muito a desejar no que diz respeito às variedades e diversidades étnicas dos quilombos no Brasil.

Keywords : Educação Escolar Quilombola; Referenciais curriculares; Proposta curricular; Sistemas estaduais de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )