SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Campos de silencio sobre cuestiones curriculares en las escuelas de frontera bilingüe en BrasilCuestiones epistemológicas en el ámbito de la enseñanza: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CUSTODIO, Elivaldo Serrão. Um olhar sobre propostas de Educação Escolar Quilombola no Brasil a partir de referenciais curriculares estaduais. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1722-1747.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1722-1747.

O artigo tem por objetivo analisar referenciais curriculares estaduais de Educação Escolar Quilombola (EEQ) de diferentes sistemas de ensino no país, confrontando-os com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental reflexiva. Os resultados apontam que as diretrizes curriculares de alguns sistemas atendem, em parte, aos princípios de uma EEQ de qualidade, conforme sugerido pelas DCNs. No entanto, parte dos fundamentos instituídos nas DCNs da EEQ não são observados quando não apontam as atividades culturais, econômicas, políticas e sociais do cotidiano quilombola. A análise dos planos curriculares estaduais demonstra que, além serem incipientes, deixam muito a desejar no que diz respeito às variedades e diversidades étnicas dos quilombos no Brasil.

Palabras clave : Educação Escolar Quilombola; Referenciais curriculares; Proposta curricular; Sistemas estaduais de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )