SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4A look at Quilombola School Education proposals in Brazil based on state curriculum referencesThe dialogue in the Science curriculum of the Municipality of São Paulo in different administrations: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

STRECK, Danilo Romeu. Questões epistemológicas no campo da didática:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1748-1768.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1748-1768.

Este texto tem por objetivo identificar e discutir nuances da relação entre epistemologia e didática com atenção especial para continuidades e rupturas evidenciadas nas últimas décadas. A primeira parte do texto analisa o estatuto epistemológico da didática a partir da Didática Magna de Comenius. Segue-se uma reflexão sobre momentos na formação do autor deste texto como exemplo da historicidade das didáticas e das epistemologias que as orientam. O terceiro tópico identifica lugares de resistências epistemológicas na América Latina. Na tentativa de síntese, são apontados caminhos para a construção epistemológica na didática: o cultivo de uma atitude de humildade e vigilância; o reconhecimento da historicidade e da contextualidade das epistemologias; e a necessidade de assunção de autoria epistêmica. A conclusão aponta perspectivas de continuidade do diálogo sobre o tema.

Keywords : Epistemologia; Didática; Insurgências; Educação popular; (De)colonialidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )