SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Um olhar sobre propostas de Educação Escolar Quilombola no Brasil a partir de referenciais curriculares estaduaisO diálogo no currículo de Ciências do Município de São Paulo em diferentes gestões: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

STRECK, Danilo Romeu. Questões epistemológicas no campo da didática:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1748-1768.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1748-1768.

Este texto tem por objetivo identificar e discutir nuances da relação entre epistemologia e didática com atenção especial para continuidades e rupturas evidenciadas nas últimas décadas. A primeira parte do texto analisa o estatuto epistemológico da didática a partir da Didática Magna de Comenius. Segue-se uma reflexão sobre momentos na formação do autor deste texto como exemplo da historicidade das didáticas e das epistemologias que as orientam. O terceiro tópico identifica lugares de resistências epistemológicas na América Latina. Na tentativa de síntese, são apontados caminhos para a construção epistemológica na didática: o cultivo de uma atitude de humildade e vigilância; o reconhecimento da historicidade e da contextualidade das epistemologias; e a necessidade de assunção de autoria epistêmica. A conclusão aponta perspectivas de continuidade do diálogo sobre o tema.

Palavras-chave : Epistemologia; Didática; Insurgências; Educação popular; (De)colonialidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )