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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

HIPPLER, Elis Laura Pinto Rieger  e  SILVA, Antonio Fernando Gouvêa da. O diálogo no currículo de Ciências do Município de São Paulo em diferentes gestões:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1769-1790.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1769-1790.

Diante da influência de Freire nas diversas políticas curriculares, sua pedagogia disseminou-se, sendo mencionada como fundamento em diferentes perspectivas curriculares. Assim sendo, esta pesquisa buscou compreender se a concepção de diálogo presente no currículo de Ciências proposto pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME SP (2019) se relaciona com a concepção adotada na gestão de Freire na SME SP (1989-1992). Com uma abordagem qualitativa, que contou com as contribuições pedagógicas e epistemológicas de Freire, realizou-se uma pesquisa documental comparativa dos currículos de Ciências de São Paulo de 2019 e de 1992, para compreender quais foram as permanências e as modificações ocorridas sob a perspectiva freireana da categoria no contexto curricular de Ciências. Concluiu-se que a categoria “diálogo” abordada no currículo de Ciências de 2019 se relaciona a uma concepção não crítica, distando-se de uma concepção de currículo freireana.

Palavras-chave : Currículo crítico em Ciências da Natureza; Currículo de São Paulo; Diálogo; Pedagogia freireana.

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