SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4The dialogue in the Science curriculum of the Municipality of São Paulo in different administrations:Adapted Physical Activity in the Physical Education’s curricula of northeastern public universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo  and  XAVIER, Marlene Moreira. Pesquisa com os cotidianos:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1791-1812.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812.

Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.

Keywords : Cotidiano; Currículo; Dialogia; Enunciado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )