SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4El diálogo en el currículum de Ciencias del municipio de São Paulo en diferentes gestiones:Actividad Física Adaptada en los currículos de Educación Física de las universidades públicas del noreste índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo  y  XAVIER, Marlene Moreira. Pesquisa com os cotidianos:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1791-1812.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812.

Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.

Palabras clave : Cotidiano; Currículo; Dialogia; Enunciado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )