SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4O diálogo no currículo de Ciências do Município de São Paulo em diferentes gestões:Atividade Física Adaptada nos currículos dos cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo  e  XAVIER, Marlene Moreira. Pesquisa com os cotidianos:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1791-1812.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1791-1812.

Neste trabalho, propõe-se a interpretar, em narrativas docentes do curso de Pedagogia, no interior da disciplina Currículo e Programas, a mobilização do enunciado cotidiano como índice discursivo da formação. A análise dos enunciados amparou-se nos estudos nos/dos/com os cotidianos, apostando na confluência da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006, 2012) com os conceitos de estratégias e táticas (CERTEAU, 1996, 2008). As narrativas foram tomadas para extração e interpretação dos enunciados que expuseram a apropriação da práxis na esfera do currículo. Os resultados corroboram a compreensão de que a noção de dialogia e os conceitos cotidianistas potencializam os conhecimentos criados nas redes dos sujeitos praticantes da escola.

Palavras-chave : Cotidiano; Currículo; Dialogia; Enunciado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )