SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4Adapted Physical Activity in the Physical Education’s curricula of northeastern public universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira  and  SUART JUNIOR, José Bento. Concepção de tecnologia:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1837-1865.  Epub Apr 12, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1837-1865.

O texto objetiva analisar a concepção de tecnologia apresentada no Projeto Pedagógico Institucional da UTFPR. Por ser a única universidade tecnológica do Brasil, considera-se necessário compreender as perspectivas que fundamentam suas especificidades e norteiam seus currículos, suas práticas institucionais e pedagógicas. A partir dos estudos do campo CTS e da compreensão de perspectivas tradicional, crítica e sociológica de tecnologia, buscou-se identificar quais dessas relevam-se no PPI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental a partir da análise de conteúdo. Verificou-se um hibridismo teórico, marcado pela coexistência de defesas epistemologicamente inconciliáveis. O estudo é inicial e pretende-se um aprofundamento posterior, avançando na análise do PPI e correlacionando com outros documentos institucionais como o PDI.

Keywords : Projeto pedagógico institucional; Concepções de tecnologia; Universidade Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )