SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Actividad Física Adaptada en los currículos de Educación Física de las universidades públicas del noreste índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira  y  SUART JUNIOR, José Bento. Concepção de tecnologia:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1837-1865.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1837-1865.

O texto objetiva analisar a concepção de tecnologia apresentada no Projeto Pedagógico Institucional da UTFPR. Por ser a única universidade tecnológica do Brasil, considera-se necessário compreender as perspectivas que fundamentam suas especificidades e norteiam seus currículos, suas práticas institucionais e pedagógicas. A partir dos estudos do campo CTS e da compreensão de perspectivas tradicional, crítica e sociológica de tecnologia, buscou-se identificar quais dessas relevam-se no PPI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental a partir da análise de conteúdo. Verificou-se um hibridismo teórico, marcado pela coexistência de defesas epistemologicamente inconciliáveis. O estudo é inicial e pretende-se um aprofundamento posterior, avançando na análise do PPI e correlacionando com outros documentos institucionais como o PDI.

Palabras clave : Projeto pedagógico institucional; Concepções de tecnologia; Universidade Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )