SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Atividade Física Adaptada nos currículos dos cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

YAMANOE, Mayara Cristina Pereira  e  SUART JUNIOR, José Bento. Concepção de tecnologia:. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.4, pp.1837-1865.  Epub 12-Abr-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i4p1837-1865.

O texto objetiva analisar a concepção de tecnologia apresentada no Projeto Pedagógico Institucional da UTFPR. Por ser a única universidade tecnológica do Brasil, considera-se necessário compreender as perspectivas que fundamentam suas especificidades e norteiam seus currículos, suas práticas institucionais e pedagógicas. A partir dos estudos do campo CTS e da compreensão de perspectivas tradicional, crítica e sociológica de tecnologia, buscou-se identificar quais dessas relevam-se no PPI. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental a partir da análise de conteúdo. Verificou-se um hibridismo teórico, marcado pela coexistência de defesas epistemologicamente inconciliáveis. O estudo é inicial e pretende-se um aprofundamento posterior, avançando na análise do PPI e correlacionando com outros documentos institucionais como o PDI.

Palavras-chave : Projeto pedagógico institucional; Concepções de tecnologia; Universidade Tecnológica; Ciência, Tecnologia e Sociedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )