SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Education and diversity in the perceptions of teachers and school managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; FETZNER, Andréa Rosana  and  TORRES SANTOME, Jurjo. Por uma escola inclusiva e democrática:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.14-39.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39.

A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.

Keywords : justiça curricular; currículo inclusivo; políticas curriculares; diversidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )