SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CARVALHO JUNIOR, Arlindo Fernando Paiva de; FETZNER, Andréa Rosana  e  TORRES SANTOME, Jurjo. Por uma escola inclusiva e democrática:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.14-39.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p14-39.

A entrevista com Jurjo Torres Santomé foi realizada como parte dos estudos sobre a justiça curricular e sobre como tal conceito poderia contribuir para práticas escolares e pedagógicas inclusivas. Situa sua trajetória e contribuições para a percepção do campo do currículo como um ambiente crítico às abordagens tecnicistas que, por vezes, predominam na área das práticas pedagógicas. O professor nasceu em Castro de Rei, província de Lugo, na Espanha e reside na cidade da Corunha. É casado e pai de uma jovem, formou-se em pedagogia e psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É professor catedrático na Universidade da Coruña, onde coordena o grupo de pesquisa Inovações Educativas. Seus livros e artigos estão publicados em diferentes países, tendo dentre seus temas de estudo a formação dos professores, o currículo integrado, a justiça curricular, entre outros.

Palavras-chave : justiça curricular; currículo inclusivo; políticas curriculares; diversidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )