Revista e-Curriculum
On-line version ISSN 1809-3876
Abstract
AZEVEDO, Crislane Barbosa and CHARLOT, Bernard. Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.40-69. Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p40-69.
Buscou-se analisar percepções de professores de História e de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação e diversidade, bem como sobre escola inclusiva. Em perspectiva qualitativa, pautou-se em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas analisadas à luz de Bardin (2009). Teoricamente, fundamentou-se em Chartier (1990) e em Charlot (1979, 2013, 2020). Para além da esfera cultural, diversidade não se confunde com diferenças, assim, considera origens, permanências e implicações das desigualdades. As percepções dos profissionais demonstraram a necessidade de apropriação dos fundamentos da educação inclusiva e das atuais discussões acadêmicas, políticas públicas e diretrizes curriculares sobre diversidade, bem como aprofundamento de processos formativos tendo em vista mudanças em percepções e práticas profissionais materializadas no currículo.
Keywords : escola inclusiva; educação e diversidade; gestão escolar; percepções docentes; diversidade e diferença.