SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Por una escuela inclusiva y democrática:Posibilidades de fundamentos epistemológicos para la enseñanza de la historia y la cultura afrobrasileña y africana en Brasil: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

AZEVEDO, Crislane Barbosa  y  CHARLOT, Bernard. Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.40-69.  Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p40-69.

Buscou-se analisar percepções de professores de História e de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação e diversidade, bem como sobre escola inclusiva. Em perspectiva qualitativa, pautou-se em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas analisadas à luz de Bardin (2009). Teoricamente, fundamentou-se em Chartier (1990) e em Charlot (1979, 2013, 2020). Para além da esfera cultural, diversidade não se confunde com diferenças, assim, considera origens, permanências e implicações das desigualdades. As percepções dos profissionais demonstraram a necessidade de apropriação dos fundamentos da educação inclusiva e das atuais discussões acadêmicas, políticas públicas e diretrizes curriculares sobre diversidade, bem como aprofundamento de processos formativos tendo em vista mudanças em percepções e práticas profissionais materializadas no currículo.

Palabras clave : escola inclusiva; educação e diversidade; gestão escolar; percepções docentes; diversidade e diferença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )