SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educación y diversidad en las percepciones de profesores y directores de escuelaRelación entre la equidad de género en la educación superior y el desarrollo (tecnológico) en Mozambique índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

REGIS, Kátia Evangelista; GOMES, Nilma Lino  y  NHALEVILO, Emília Afonso. Possibilidades de fundamentos epistemológicos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.70-99.  Epub 06-Mayo-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p70-99.

No Brasil, para a implementação da Lei nº 10.639/2003 é fundamental a descolonização dos currículos. Tal processo pode ser enriquecido a partir da conexão com os debates em países africanos acerca da crítica ao eurocentrismo. No artigo, apresentamos resultados de pesquisa de pós-doutorado e discutimos: a) sobre a crítica a preponderância do eurocentrismo; b) se as Histórias e Culturas construídas pelos/as próprios/as africanos/as integram os seus currículos e c) os desafios das políticas curriculares na África do Sul e em Moçambique para a incorporação de Indigenous Knowledge Systems (IKS). Por meio de pesquisa bibliográfica, utilizamos autores/as como Dei, Gomes, Mapara, Nhalevilo e Shizha. Concluímos que há dificuldades para que tais conhecimentos integrem os currículos devido à permanência da percepção de deslegitimidade desses em relação aos conhecimentos de base eurocêntrica.

Palabras clave : currículo; ensino da história e cultura afro-brasileira e africana; Indigenous Knowledge Systems (IKS).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )