SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolaresRelação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em Moçambique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

REGIS, Kátia Evangelista; GOMES, Nilma Lino  e  NHALEVILO, Emília Afonso. Possibilidades de fundamentos epistemológicos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.70-99.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p70-99.

No Brasil, para a implementação da Lei nº 10.639/2003 é fundamental a descolonização dos currículos. Tal processo pode ser enriquecido a partir da conexão com os debates em países africanos acerca da crítica ao eurocentrismo. No artigo, apresentamos resultados de pesquisa de pós-doutorado e discutimos: a) sobre a crítica a preponderância do eurocentrismo; b) se as Histórias e Culturas construídas pelos/as próprios/as africanos/as integram os seus currículos e c) os desafios das políticas curriculares na África do Sul e em Moçambique para a incorporação de Indigenous Knowledge Systems (IKS). Por meio de pesquisa bibliográfica, utilizamos autores/as como Dei, Gomes, Mapara, Nhalevilo e Shizha. Concluímos que há dificuldades para que tais conhecimentos integrem os currículos devido à permanência da percepção de deslegitimidade desses em relação aos conhecimentos de base eurocêntrica.

Palavras-chave : currículo; ensino da história e cultura afro-brasileira e africana; Indigenous Knowledge Systems (IKS).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )