SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Relationship between gender equity in higher education and (technological) development in MozambiqueThe Cenarab as an experience of the black educador movement in Youth and Adult Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de; TRINDADE, Luana Ribeiro da  and  ALVES, Paula Aristeu. Trajetórias de escolarização de negros/as e quilombolas:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.128-154.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p128-154.

Este artigo resulta de pesquisas sobre o acesso de negros/as e quilombolas à educação escolar. O objetivo, aqui, é refletir sobre a diversidade do currículo escolar a partir de reivindicações de estudantes negros/as e quilombolas pela inclusão da cultura afro-brasileira e das trajetórias de escolarização de personagens e intelectuais negros/as no currículo escolar de todos os níveis de ensino. A metodologia empregada é a revisão de bibliografia sobre trajetórias negras e entrevistas com estudantes negros e quilombolas. Ao analisar os dados, verifica-se que a história, memória e legados de autores/as negros/as no Brasil e na diáspora que escrevem sobre história e culturas negras influenciam as ações desses estudantes, mas esses personagens foram silenciados e não reconhecidos nos currículos das escolas e dos cursos universitários. A reivindicação é que sejam incluídos.

Keywords : negros; quilombolas; trajetórias de escolarização; educação; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )