SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Relação entre equidade de gênero no ensino superior e desenvolvimento (tecnológico), em MoçambiqueO Cenarab como uma experiência do movimento negro educador na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Osvaldo Martins de; TRINDADE, Luana Ribeiro da  e  ALVES, Paula Aristeu. Trajetórias de escolarização de negros/as e quilombolas:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.128-154.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p128-154.

Este artigo resulta de pesquisas sobre o acesso de negros/as e quilombolas à educação escolar. O objetivo, aqui, é refletir sobre a diversidade do currículo escolar a partir de reivindicações de estudantes negros/as e quilombolas pela inclusão da cultura afro-brasileira e das trajetórias de escolarização de personagens e intelectuais negros/as no currículo escolar de todos os níveis de ensino. A metodologia empregada é a revisão de bibliografia sobre trajetórias negras e entrevistas com estudantes negros e quilombolas. Ao analisar os dados, verifica-se que a história, memória e legados de autores/as negros/as no Brasil e na diáspora que escrevem sobre história e culturas negras influenciam as ações desses estudantes, mas esses personagens foram silenciados e não reconhecidos nos currículos das escolas e dos cursos universitários. A reivindicação é que sejam incluídos.

Palavras-chave : negros; quilombolas; trajetórias de escolarização; educação; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )