SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Schooling trajectories of negros/as and quilombolas:Perceptions about curriculum and culture diversity in the classroom with adult learners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Heli Sabino de  and  SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. O Cenarab como uma experiência do movimento negro educador na Educação de Jovens e Adultos. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.155-177.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p155-177.

Este trabalho examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), focalizando arranjos espaciais, o lugar simbólico da professora e o material didático usado em sala de aula. Conquanto não seja propriamente um local religioso, o Cenarab é marcado por símbolos de cultos de matrizes africanas que interferem na experiência educativa da EJA. Fruto de uma pesquisa qualitativa, o trabalho coloca em relevo os conceitos de política de identidade, reconhecimento e currículo silencioso. Tomando como referência a obra Movimento Negro Educador de Nilma Gomes (2017), recorremos aos estudos de Gonçalves, McLaren e Frago. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, constatamos que a proposta da EJA pode contribuir para construção de uma sociedade em que o diferente não seja tratado com desprezo, nem como ameaça.

Keywords : política de reconhecimento; religiosidades de matrizes africanas; EJA em espaço não escolar; Cenarab.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )