SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Trajetórias de escolarização de negros/as e quilombolas:Percepções sobre o currículo e a diversidade cultural na sala de aulas com educandos adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

OLIVEIRA, Heli Sabino de  e  SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. O Cenarab como uma experiência do movimento negro educador na Educação de Jovens e Adultos. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.155-177.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p155-177.

Este trabalho examina a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (Cenarab), focalizando arranjos espaciais, o lugar simbólico da professora e o material didático usado em sala de aula. Conquanto não seja propriamente um local religioso, o Cenarab é marcado por símbolos de cultos de matrizes africanas que interferem na experiência educativa da EJA. Fruto de uma pesquisa qualitativa, o trabalho coloca em relevo os conceitos de política de identidade, reconhecimento e currículo silencioso. Tomando como referência a obra Movimento Negro Educador de Nilma Gomes (2017), recorremos aos estudos de Gonçalves, McLaren e Frago. Por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, constatamos que a proposta da EJA pode contribuir para construção de uma sociedade em que o diferente não seja tratado com desprezo, nem como ameaça.

Palavras-chave : política de reconhecimento; religiosidades de matrizes africanas; EJA em espaço não escolar; Cenarab.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )