SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The Cenarab as an experience of the black educador movement in Youth and Adult EducationCritical educational dialogue in the context of globalization: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ESPADA, António Salvador Domingos. Percepções sobre o currículo e a diversidade cultural na sala de aulas com educandos adultos. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.178-197.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p178-197.

O objetivo deste artigo é realçar algumas percepções sobre o conceito de currículo e a relevância da sua contextualização no processo de Ensino e Aprendizagem, tendo em conta a diversidade cultural baseada em idade que se manifesta na sala de aula, principalmente, no curso noturno, onde há uma mistura de educandos considerados crianças, jovens e adultos. Foi usada a metodologia descritiva baseada em leituras feitas sobre a matéria e interpretação de ideias-chave defendidas por alguns autores e, também, tem como base a pesquisa que realizei no período 2015 - 2017, na cidade de Maputo. O problema é que os educandos adultos, quando misturados na mesma sala de aula com crianças e jovens, ficam retraídos e isto prejudica o processo de Ensino e Aprendizagem. Entre outros resultados da pesquisa, destaca-se a urgência para o desenho e implementação de um currículo específico até a 12ª classe para os educandos adultos que ingressam na Alfabetização e educação de adultos.

Keywords : currículo; diversidade cultural; educandos adultos; sala de aula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )