SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Perceptions about curriculum and culture diversity in the classroom with adult learnersCurriculum and cultural epistemological crisis: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PACHECO, José Augusto; FREIRE, Jacqueline Cunha; ASSUNCAO, Mariza Felippe  and  MAIA, Ila Beatriz. Diálogo crítico educacional no contexto da globalização:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.198-216.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p198-216.

Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.

Keywords : escola quilombola; identidade; currículo; globalização; desterritorialização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )