SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Critical educational dialogue in the context of globalization:Socio-cultural diversity and curriculum in the Amazons: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANCHEZ, Janina Moquillaza; GUTIERREZ, María Flores  and  HUAMANI, Oscar Gutiérrez. Currículo e crise epistemológica cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.217-237.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p217-237.

Diante da epistemologia cultural racionalista, pragmática, das pesquisas em educação no Peru, objetivamos analisar e refletir sobre o “Proyecto Educativo Nacional al 2036”. O problema: manter currículo nacional excludente, alienado da relação escola-sociedade e da filosofia ancestral andina, mantendo conflitos éticos e de identidade. Perguntamos: O “PEN al 2036” reconhece a necessidade de mudança epistemológica cultural? Recorremos a teorias de Bachelard, Jung, Giroux, Morin, à teoria e metodologia hermenêutica cultural de Gilbert Durand. Os resultados mostram pesquisas alheias à conscientização de responsabilidades sociais e escolhas éticas dos educadores. Propomos formar pesquisadores da ciência qualitativa holística e o Allin kawsay.

Keywords : PEN al 2036; epistemologia cultural; política pública do Allin kawsay.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )