SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Diálogo crítico educacional no contexto da globalização:Diversidade sociocultural e currículo nas Amazônias: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANCHEZ, Janina Moquillaza; GUTIERREZ, María Flores  e  HUAMANI, Oscar Gutiérrez. Currículo e crise epistemológica cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.217-237.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p217-237.

Diante da epistemologia cultural racionalista, pragmática, das pesquisas em educação no Peru, objetivamos analisar e refletir sobre o “Proyecto Educativo Nacional al 2036”. O problema: manter currículo nacional excludente, alienado da relação escola-sociedade e da filosofia ancestral andina, mantendo conflitos éticos e de identidade. Perguntamos: O “PEN al 2036” reconhece a necessidade de mudança epistemológica cultural? Recorremos a teorias de Bachelard, Jung, Giroux, Morin, à teoria e metodologia hermenêutica cultural de Gilbert Durand. Os resultados mostram pesquisas alheias à conscientização de responsabilidades sociais e escolhas éticas dos educadores. Propomos formar pesquisadores da ciência qualitativa holística e o Allin kawsay.

Palavras-chave : PEN al 2036; epistemologia cultural; política pública do Allin kawsay.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )