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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

HORACIO, Heiberle Hirsgberg. Literatura Indígena e Regimes de Conhecimento:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.262-278.  Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p262-278.

Este artigo objetiva apresentar a necessária compreensão da indissociabilidade entre Literatura Indígena e Regimes de Conhecimento Indígena para a realização de atividades, nas escolas não indígenas, em observância à Lei 11.645/2008, que inclui “no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O problema que o orienta tem relação com certa concepção que mobiliza a Literatura Indígena de “modo estanque” e desconsiderando as dinâmicas próprias que as literaturas desses povos possuem, negligenciando suas diversidades e as diferenças, sobretudo com relação a determinadas literaturas não indígenas. O artigo foi construído a partir de leituras de referências de diferentes áreas, mas, principalmente, da relação do autor deste artigo com as literaturas e com professoras(es) indígenas, especialmente professores e obras Xakriabá.

Palavras-chave : literatura indígena; educação Xakriabá; diversidade.

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