SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Indigenous Literature and Knowledge Regimes:Curriculum, Deaf Protagonism and Emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MENDES, Débora Mate; WANDERLEY, Kamila Karine dos Santos  and  SOUZA, Karla Fornari de. Práticas comunitárias e currículo:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.279-301.  Epub May 06, 2022. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p279-301.

O artigo visa apresentar um recorte de dados da pesquisa “Educação e práticas comunitárias: educação indígena, quilombola, do campo e de fronteira nas regiões Norte e Nordeste do Brasil”, realizada em parceria da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e Porticus no Brasil no ano de 2020. O recorte proposto tem como enfoque as informações levantadas sobre a Educação do Campo e foi desenvolvido a partir da análise das Matrizes de Projetos para a referida pesquisa e de informações coletadas nos Projetos Político Pedagógicos dessas iniciativas. Constitui-se como um estudo de cunho qualitativo, do tipo descritivo-analítico. Os resultados indicam que apesar da constante negação de direitos que a Educação do Campo, da Águas e das Florestas enfrenta, seus povos se organizam e constroem experiências educativas vinculadas aos saberes locais dos seus territórios.

Keywords : educação do campo; educação contextualizada; práticas educativas; pedagogia de alternância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )